De Caieiras para a TV: confeiteiro conquista vitrine nacional unindo talento e criatividade

O que começou como curiosidade nas tardes em família acabou se tornando uma opção de carreira para Joelson Santos, confeiteiro de Caieiras, que recentemente ganhou destaque nas telas da GNT e da TV Globo. Representando a cidade com bolos autorais e técnicas diferenciadas, Joelson, que é especialista em bolos de casamento, participou do reality “Que Seja Doce”, vencendo o 15º episódio da atual temporada da competição, e depois foi convidado para uma participação especial no programa “É de Casa”.

“Tudo começou quando minha mãe reunia a família e sempre tinha aquele bolo no café da tarde”, relembra Joelson, que há nove anos se dedica à confeitaria. Apesar da experiência prática, o início de sua trajetória foi “na raça”, como ele mesmo define.
A formação técnica veio mais tarde, nos últimos dois anos, período em que acumulou mais de sete especializações.
A virada na carreira veio em 2023, quando conquistou o segundo lugar no concurso de bolos decorados “Beca Cake”, organizado pela chef confeiteira Beca Milano, jurada do programa Bake Off Brasil, do SBT.

No “Que Seja Doce”, Joelson competiu ao lado da irmã Jussara, encarando duas provas: uma de sabor e outra de decoração. “Na primeira, um ‘cartão de visitas’, levei um bolo de casamento, com massa de cacau, recheado com trufa de chocolate ao leite e geleia de laranja. Na segunda, fiz um bolo com massa amanteigada de cumaru recheado com creme 3 leites e uma geleia de morango com limão siciliano. A decoração, feita com pasta americana, foi o de uma ursinha sustentando o bolo, criando um efeito de ilusão, que chamou a atenção dos quatro jurados”, conta.
A vitória no programa rendeu um convite para o “É de Casa”, da TV Globo, onde apresentou ao público a receita do bolo vencedor, para que o público pudesse reproduzi-lo em casa. “Foi uma oportunidade única de mostrar meu trabalho para o Brasil e de levar o nome de Caieiras para a TV. É a prova de que qualquer um pode chegar lá”, afirma.


Com um estilo criativo, Joelson se inspira em ingredientes pouco comuns e aromas diferenciados. “Gosto de surpreender. Desde que o cliente confie no meu trabalho, eu proponho experiências novas”, diz.
Hoje, além de atender encomendas — especialmente bolos de casamento — ele prepara o lançamento do seu primeiro curso, que está 90% finalizado. “Quero ensinar o passo a passo, desde a criação até a venda, e mostrar que confeitaria é, sim, um caminho possível para quem ama transformar ingredientes em arte”.
Veja o vídeo da participação de Joelson no “É de casa”: