IBGE classifica 10 lugares de Caieiras como “favela”. Veja quais são.
Dados obtidos pelo Caieiras Notícias no Panorama do Censo 2022 mostram que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 10 locais oficialmente classificados como favelas e comunidades urbanas.
Esses locais são:
- Calcárea
- Olaria (Laranjeiras)
- Barroca (Laranjeiras)
- Rua Lazia Franco de Camargo (Laranjeiras)
- Rua Amabile Dellatorre (Vila Rosina)
- Rua Ricardo Zerbinatti (Vila Rosina)
- Rua Vicente Liza (Vila Rosina)
- Rua Anita Garibaldi (Jardim Marcelino)
- Rua José Failace (Vila dos Pinheiros)
- Rua Campinas (Vila Miraval)
Tais locais abrigam um total de 6.850 pessoas, o que representa 7,21% da população total do município.
A pesquisa, que trouxe uma ampla análise das favelas e comunidades urbanas em todo o Brasil, abordou a distribuição racial da população residente nestes locais e mostrou um perfil predominantemente preto e pardo entre os moradores das favelas. Conforme os dados, a população negra e parda, embora seja minoria no total da população da cidade é maioria especificamente nos locais classificados como favelas.
A população parda representa quase 54% dos moradores das favelas, enquanto os pretos, 13,49%. Já os brancos, 32,07%.
São consideradas como favelas “domicílios com graus diferenciados de insegurança jurídica de posse [ou seja, em que o morador não tem a plena posse do terreno ou imóvel] e, pelo menos, um dos seguintes critérios: ausência ou oferta incompleta de serviços públicos, predomínio de edificações, arruamento e infraestrutura que usualmente são autoproduzidos ou se orientam por parâmetros urbanísticos e construtivos distintos dos definidos pelos órgãos públicos, localização em áreas com restrição à ocupação definidas pela legislação ambiental ou urbanística”.