A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a chamada PEC da Blindagem, que altera as regras para abertura de processos criminais e prisões contra parlamentares. A proposta recebeu 344 votos favoráveis e 133 contrários.
No primeiro turno, o texto já havia sido aprovado por 354 votos a favor e 134 contra. Agora, após a análise dos destaques, segue para o Senado Federal.
O que prevê a PEC
A proposta tem como objetivo restringir a prisão em flagrante de deputados e senadores, além de estabelecer que a abertura de ações penais contra parlamentares dependa de autorização do Poder Legislativo.
O texto também prevê que o Congresso Nacional tenha até 90 dias para analisar pedidos de prisão ou abertura de processos criminais envolvendo seus integrantes.
Como votaram os deputados mais votados em Caieiras
Nas eleições de 2022, os sete candidatos a deputado federal mais votados em Caieiras foram Kiko Celeguin (PT), Adriano Sopó (PDT), Carla Zambelli (PL), Guilherme Boulos (PSOL), Eduardo Bolsonaro (PL), Delegado Bruno Lima (PP) e Ribamar Silva (PSD).
Dos mais votados, apenas Adriano Sopó, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Caieiras, não foi eleito. Já Carla Zambelli (PL) perdeu seu mandato.
Confira como votaram os eleitos:
- Kiko Celeguim (PT) – Votou SIM
- Guilherme Boulos (PSOL) – Votou NÃO
- Eduardo Bolsonaro (PL) – Não votou
- Delegado Bruno Lima (PP) – Votou NÃO
- Ribamar Silva (PSD) – Votou NÃO











