Nos últimos meses, motoristas que circulam pela Rodovia SP-332, em Caieiras, têm notado a instalação de diversos radares ao longo do trecho. A novidade levantou dúvidas entre os condutores, principalmente sobre a data de início das autuações.
Os equipamentos fazem parte do contrato do edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 659 novos radares em rodovias não concedidas do Estado de São Paulo. Conforme já havia sido adiantado pelo Caieiras Notícias, os aparelhos seriam instalados até o final de maio, passando em seguida por fases de teste e homologação antes de entrarem em operação definitiva.
Situação atual
Procurado novamente pela reportagem, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) informou, em nota, que o processo de implantação dos novos radares segue em andamento.
Segundo o órgão, os equipamentos estão distribuídos em 14 lotes regionais, passando por diferentes etapas, implantação, testes e homologação. No total, são 649 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade.
Na SP-332, que abrange os lotes das regiões de Campinas, São Paulo e Rio Claro, cinco radares já estão em funcionamento. No entanto, nenhum deles fica em Caieiras. Confira os pontos onde a fiscalização já está ativa:
- Km 74,1 – Jundiaí (em operação desde 26/08)
- Km 50,8 – Jundiaí (em operação desde 20/08)
- Km 71,1 – Jundiaí (em operação desde 20/08)
- Km 81 – Louveira (em operação desde 20/08)
- Km 91,8 – Valinhos (em operação desde 20/08)
Nos trechos que passam por Caieiras, os equipamentos ainda estão em fase de testes/homologação e não aplicam multas.
O DER reforçou que o início efetivo da fiscalização dos equipamentos será amplamente divulgado através dos canais oficiais do governo, imprensa e Diário Oficial do Estado de São Paulo, tão logo sejam concluídos todos os testes necessários.
Dessa forma, os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos às futuras atualizações, mas, por enquanto, os radares instalados em Caieiras ainda não multam.










