O Serviço 710, que conecta as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM com viagens diretas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, será descontinuado no dia 28 de agosto de 2025. A confirmação foi dada por Pedro Moro, presidente da TIC Trens, em entrevista a sites especializados em mobilidade urbana.
A data marca a transição operacional da Linha 7-Rubi, que passará a ser operada diretamente pela concessionária TIC Trens. A empresa assumirá funções como manutenção, limpeza, segurança e operação nas estações, ainda sob supervisão técnica da CPTM durante os primeiros meses da transição.
A mudança ocorre por obrigações contratuais, que preveem que a TIC Trens atue de forma direta no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí. Com o fim do Serviço 710, os passageiros que precisarem seguir até Luz ou Brás deverão utilizar a Linha 11-Coral, que terá sua operação estendida até Barra Funda, viabilizando a integração.
A operação plena e definitiva da Linha 7 pela TIC Trens — sem acompanhamento da CPTM — está prevista para começar em 26 de novembro de 2025.
A desativação do Serviço 710 representa uma das etapas da concessão da Linha 7 à iniciativa privada e deve impactar o deslocamento diário de milhares de usuários que utilizam a integração entre as linhas.
Com informações: Diário dos Trilhos











