O líder do governo na Câmara Municipal de Caieiras, vereador Dr. Panelli (Podemos), usou suas redes sociais para criticar publicamente a presidente da Casa, vereadora Zefinha (PL), pela demora em pautar o projeto do Refis, programa de refinanciamento de dívidas com a Prefeitura.
No vídeo publicado nesta semana, Panelli desabafa sobre o que chamou de “momento político muito difícil” na cidade. “Eu não consigo entender, depois de 25 anos na política, como a gente pode viver desse jeito”, afirmou o parlamentar.
Entenda o que é o Refis
O Refis (Programa de Recuperação Fiscal) permite que moradores e empresas com débitos junto à Prefeitura regularizem sua situação com condições facilitadas, como isenção de juros e multas, além de possibilidade de parcelamento. Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.
Segundo Dr. Panelli, o atraso na votação impede que inúmeros munícipes consigam quitar ou negociar suas dívidas. “Peço encarecidamente que entenda esse clamor, de todas essas pessoas que precisam da senhora, para que elas possam negociar suas dívidas, tirar suas penhoras do banco e continuar o seu caminho”, disse o vereador, em um trecho da sua fala no plenário, em 25 de junho.
O que diz a Presidente Zefinha
O Caieiras Notícias entrou em contato com a presidente da Câmara, vereadora Zefinha (PL), para comentar as declarações de Panelli e esclarecer os motivos da não inclusão do Refis na pauta legislativa.
Segundo a Presidente da Camâra o projeto de Refis ainda não foi pautado pois a Câmara Municipal solicitou diversos esclarecimentos técnicos e operacionais sobre o programa, visto que as informações apresentadas inicialmente pela Prefeitura eram “extremamente superficiais”, omitindo pontos essenciais para a correta análise da matéria.
Ainda segundo a vereadora, historicamente o projeto costuma entrar em vigor entre os meses de setembro e outubro, havendo tempo hábil para sua tramitação.











