Lista divulgada pelo Governo Federal aponta que 1.942 municípios brasileiros estão sob risco de desastres climáticos como deslizamentos, inundações e enxurradas, segundo um levantamento recente realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Entre eles, todos os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju) estão presentes no documento.
Os dados do Cemaden, publicados em abril deste ano, mostram que Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato são os municípios mais vulneráveis, apresentando os três tipos de risco mapeados: deslizamentos, enxurradas e inundações.
Cajamar está classificada com risco de enxurradas e inundações, enquanto Mairiporã aparece com risco de enxurradas e deslizamentos.
O levantamento publicado em abril deste ano refez a metodologia até então adotada, adicionando mais critérios e novas bases de dados, o que ampliou em 136% o número dos municípios considerados suscetíveis a desastres. Em 2012, o governo havia mapeado 821 cidades em risco desse tipo.











