Como funciona o “carro dedo-duro” da Zona Azul em Caieiras
Se você circula pelo centro de Caieiras, onde existe o sistema de estacionamento rotativo, a famosa “Zona Azul”, com certeza já viu um veículo Fiat Mobi azul rodeado por câmeras e se fez pelo menos uma das seguintes perguntas (ou as duas):
Como esse automóvel faz a fiscalização?
Ele “dedura” o veículo e aplica a multa?
Perguntamos para o Departamento Municipal de Trânsito, que esclareceu que o veículo Mobi realiza apenas o controle do tempo de estacionamento, através da captura das imagens das placas dos veículos estacionados, via tecnologia OCR (Optical Character Recognition).
Após a captura das imagens, as mesmas são encaminhadas, em tempo real, para a central, que verifica a situação regular (ou não) do estacionamento. A aplicação da multa, segundo o Demutran, continua sendo responsabilidade exclusiva dos agentes de trânsito, devidamente identificados.
Aumento no número das infrações em SP
Conforme reportagem do Portal R7, em São Paulo, carros como o implantado em Caieiras auxiliaram a aumentar em 50% o número de multas por estacionamento irregular.
Questionamos o Departamento Municipal de Trânsito de Caieiras sobre se houve aumento ou não na quantidade de infrações aplicadas por estacionamento irregular na Zona Azul após a implantação do “carro dedo-duro” e estamos aguardando retorno.
Vale lembrar que a multa por estacionar sem pagar custa R$ 193,25 e rende 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Como fica no caso do carro do idoso .A câmera vai multar sem averiguar .ou terá que ter uma identificação visível?
Eu achava que era o carro do google maps hahahahahahaha.
Na falta de vaga preferencial de idosos, pode-se usar a vaga normal com o cartão preferencial?
É município que não multa, não cresce arrecadação…. lamentável