A “Base Jose Soares dos Santos” do Departamento Municipal de Trânsito de Caieiras (Demutran) está localizada na Rua Argentina nº120, Jardim Santo Antônio, próximo à Avenida dos Estudantes.
A base foi reinaugurada em 28 de fevereiro de 2025, e levou a denominação de Base Jose Soares dos Santos, por meio do Projeto de Lei no 011/2025 de autoria do Vereador Josemar Soares Vicente, “Lagoinha josi”.
Biografia – Jose Soares dos Santos
José Soares dos Santos, conhecido como Zé Amaro, nasceu em 10 de agosto de 1924, na cidade de União dos Palmares, Alagoas. Filho mais velho de sua família, ficou órfão aos 7 anos de idade e, desde muito jovem, enfrentou uma vida difícil, trabalhando como agricultor para ajudar seus irmãos.
Aos 18 anos, casou-se pela primeira vez, mas, infelizmente, sua esposa faleceu prematuramente durante o
parto, e o bebe também não sobreviveu. Dois anos depois, aos 20 anos, casou-se novamente, e dessa união nasceram sete filhos. No entanto, o destino lhe impôs mais uma perda: sua esposa faleceu aos 28 anos, também durante o parto de seu ultimo filho.
Viúvo e como sete filhos para criar, Zé Amaro trabalhou arduamente na roça para garantir o sustento da família. Aos 32 anos, casou se pela terceira vez, com a Dona Josefa, com quem teve mais oito filhos, tornando-se pai de um total de 15 filhos.
Em 1990, aos 66 anos, Zé Amaro deixou Alagoas e migrou para Caieiras, São Paulo, onde grande parte de seus filhos já residiam e estavam estabilizados. Seus filhos passaram a garantir suas necessidades básicas, mas, ainda assim, ele continuou trabalhando por um tempo, vendendo doces na Escola Antônio Furlaneto.
José Soares dos Santos teve uma vida digna e construiu uma família de pessoas honestas e trabalhadora,
seguindo seu exemplo de força e retidão. Viveu com saúde, lucidez e fé inabalável até 25 de março de 2012, quando, aos 87 anos, faleceu devido a uma parada cardíaca.
Seu legado permanece vivo através de sua família, de sua história de superação e, acima de tudo, sua imensa fé e gratidão a Deus.











