Eclipse solar do dia 14 deve ser observado com equipamento para evitar danos à visão.
Na tarde do dia 14 de outubro, o Brasil poderá acompanhar um eclipse solar anular. Em Caieiras, o fenômeno será parcial e poderá ser observado a olho nu a partir das 15h37. Assim será a visão em Caieiras.
Para acompanhar a vista com segurança, porém, é necessário usar equipamentos de proteção. Caso contrário, o evento astronômico pode causar danos irreversíveis aos olhos.
Equipamentos recomendados
Para observar o eclipse solar com segurança, é necessário utilizar óculos especiais ou filtros específicos para esse fim. Óculos de sol normais, chapas de raio-x e vidros escuros não são recomendados. Olhar para o fenômeno através de uma câmera ou de um binóculo sem proteção adequada também pode causar danos aos olhos.
É possível encontrar óculos com os filtros corretos para vender, especialmente na internet. A oftalmologista chama atenção para uma recomendação, normalmente informada pelos fabricantes: é preciso ser do padrão ISO 12312-2. O filtro poliéster aluminizado e o filtro polímero preto são alguns dos exemplos de materiais sugeridos para essa observação.