Equipe de vôlei sub-15 de Caieiras é bronze em competição na capital
O time de vôlei sub-15 de Caieiras PWM garantiu o terceiro lugar no Circuito Esportivo de Voleibol 2024, promovido pela Prefeitura de São Paulo, no último sábado (30/11), no Complexo Desportivo Baby Barioni. A vitória, comandada pelo treinador Washington Melo, veio após um duelo contra a Associação Esportiva Cultural 100ZALA, decidido no 5º set, o tie-break.
Durante as fases classificatórias, realizadas em agosto, o time venceu o ESP-Eurípedes e o EMEF CEU Perus por 2×0. Nas eliminatórias de novembro, derrotou a equipe WA Voleibol, também por 2×0, garantindo um desempenho sólido e consistente ao longo do torneio.
Falta de apoio ao esporte local
Apesar do destaque, a conquista do pódio levantou uma discussão nas redes sociais sobre o apoio ao esporte em Caieiras. Uma publicação nas redes sociais levantou questões sobre uma possível falta de infraestrutura adequada nas quadras da cidade. Segundo o relato, algumas instalações apresentam condições precárias, como sujeira, falta de iluminação e goteiras, além de temperaturas elevadas que comprometem o rendimento dos atletas. Outro ponto abordado na publicação é a ausência de parcerias público-privadas para viabilizar treinamentos nas academias da cidade, além de apoio psicológico e nutricional, uniformes e material esportivo para os atletas que representam o município.
O que diz a Secretaria de Esportes e da Juventude
A Redação do Caieiras Notícias buscou um posicionamento da Secretaria de Esportes e da Juventude de Caieiras, que informou que a manutenção, a zeladoria e eventuais reformas das unidades esportivas do município são feitas conforme a demanda. Segundo a Pasta, 8 dos 13 ginásios da cidade passaram por reformas ao longo de 2024, contemplando a troca da iluminação, impermeabilização de teto e, em alguns casos, a reforma do piso.
Ainda de acordo com a Secretaria, em virtude de uma parceria com o SESI, é fornecida a metodologia de treinamento desta instituição, bem como os uniformes para todos alunos do voleibol. Sobre o apoio nutricional e psicológico, quando necessário, é encaminhado, pois a Pasta não dispõe dessa estrutura.
Por fim, a Secretaria de Esportes e Juventude esclareceu que os atletas recebem uniformes, alimentação e transporte para as competições que o Projeto PWM não tem vínculo com a prefeitura de Caieiras, apenas utilizando a estrutura esportiva da cidade para os seus treinamentos.