...continua após a Publicidade
Cardoso Seguros - Faça sua Cotação
Publicidade

Evento acontece no dia 6 de abril, no Centro Comunitário Novos Horizontes, com música, batalhas de breaking, graffiti e outras atrações.

Muito mais do que cultura de rua, o hip hop é voz, resistência e transformação. Nascido nos guetos de Nova York, ele se espalhou pelo mundo como uma ferramenta de expressão e luta social, carregando quatro pilares que sustentam sua força: o graffiti, a dança breaking, a arte da discotecagem com DJs e a poesia dos MCs. Cada elemento é uma forma de contar histórias, denunciar injustiças e celebrar a vida. Essa energia vai tomar conta de Caieiras, no dia 6 de abril, no Festival Atitude, com uma proposta que vai muito além do entretenimento: levar às periferias discussões urgentes sobre justiça ambiental e adaptação climática.

Produzido pela Atairu Cultura e Multimídia, o evento foi inspirado na música Atitude, do grupo Velho Oeste 011, e traz uma programação pulsante com apresentações de Cris SNJ, Werá MC representando o povo Guarani Mbya, discotecagem com Simmone Lasdenas, live painting do Projeto Kombozas, liderado pelo artista Bonga Mac, batalha de breaking com premiações e muito mais. A apresentação fica por conta do MC Luiz Preto, que conduzirá a energia do palco.

Um dos pilares da cultura Hip Hop, o breaking traz a performance Somos feitos de sonhos, doColetivo Prelúdio, focada em conectar-se com poesia e artes visuais com expressão e dança, além de valorizar toda forma artística de criação independente. Além disso, a 3ª edição da batalha de breaking Medo é Pado, premiará os três primeiros colocados, com valores em dinheiro, troféus exclusivos do escultor internacional Dario Najamerlinn, itens da coleção Olho Cru do artista Bonga Mac, de marcas locais e vouchers.

O evento também incentiva a participação ativa do público na construção de um futuro mais consciente. Serão instalados pontos de coleta seletiva, em parceria com a Cooperativa Cooperunidos Francisco Morato, e os participantes são convidados a levar garrafinhas reutilizáveis para reduzir o uso de plástico. Quem curte plantas também pode levar mudas para participar de uma troca de espécies durante o evento.

Para a produtora cultural e concept art da Atairu, Tamires Santana, o festival nasce da necessidade de levar o debate ambiental para as quebradas. “Se hoje eu atuo na cultura, na arte, na produção cultural, então é onde eu tenho que agir. O poder público é lento, e a informação sobre a crise climática chega tarde para as periferias. O Festival Atitude quer fazer esse conhecimento circular através da arte”, explica Tamires.

Antes do festival, como parte da programação, também acontecerão as oficinas gratuitas “Quem quer criar cartazes impactantes?” nos dias 25 e 26 de março, em Caieiras, para crianças e adolescentes de 10 a 13 anos. Ministradas por Tamires Santana, as oficinas buscam empoderar comunicadores locais com técnicas de design e linguagem visual voltadas à comunicação consciente e territorial.

“A ideia de tudo isso é que a gente reflita sobre o que está deixando de fazer e o que pode melhorar. A cultura Hip Hop sempre foi sobre resistir, mas também sobre celebrar e criar novos futuros. Quem sabe a gente inspira outras ações, acelera processos e fortalece essa ponte entre arte e sustentabilidade?”, reflete Tamires.

Por fim, para a produtora, o Festival Atitude promete ser mais que um encontro cultural: será um grito coletivo por justiça, arte e vida. Um espaço onde a quebrada se reconhece, se fortalece e assume o protagonismo na defesa dos territórios e das identidades historicamente negadas.

Serviço:

  • Festival Atitude

Data: 6 de abril, das 14h às 20h
Local: Centro Comunitário Novos Horizontes: Rua Joaquim Manoel de Macedo, 20B, Serpa, Caieiras SP
Classificação indicativa: livre

Programação:

14h: Bonga Mac (graffiti)
14h15: Dj Simmone Lasdenas
15h: MC Cauê Doeste
15h30: MC Leo Braga
16h: Coletivo Prelúdio (Medo é Pado) / Batalha de Breaking
17h10: MC Werá
18h: Velho Oeste
19h: Cris SNJ

  • Oficina: Quem quer criar cartazes impactantes?

Data: 25 de março, das 9h às 11h, e 26 de março, das 15h às 17h
Local: Centro Comunitário Novos Horizontes: Rua Joaquim Manoel de Macedo, 20B, Serpa, Caieiras – SP
Faixa etária: 10 a 13 anos

* Com informações da Ecoar Assessoria.

Publicidade
Sabia que este espaço pode ser da sua empresa?
Publicidade
Siga-nos: Google News

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Entre no nosso grupo
error: Conteúdo protegido!