Golpe da CNH faz vítima em Caieiras: veja como funciona e como se proteger
Um morador do Mirante do Parque, em Caieiras, foi vítima de estelionatários que aplicam o chamado “Golpe da CNH”. Ele recebeu uma mensagem no celular alertando-o de que supostamente a sua CNH corria o risco de ser suspensa ou cassada. Acreditando que a mensagem era verdadeira, ele clicou no link e foi direcionado para um site falso, onde aparecia um débito em aberto que o levou a transferir R$ 160,00 (cento e sessenta reais) para os criminosos.
Como o golpe funciona?
Os golpistas usam um método conhecido por “Engenharia Social”, uma armadilha que induz a vítima a prejudicar a si mesma, fornecendo dados pessoais ou fazendo o pagamento de taxas que, na verdade, não existem. Além do prejuízo financeiro, há o risco de roubo de dados para outros crimes, como fraudes bancárias.
Como se proteger do Golpe da CNH?
- Evite clicar em links suspeitos. Sempre desconfie de mensagens com ofertas muito boas para ser verdade.
- Confira a origem da mensagem. Sites governamentais legítimos, como o do Detran, onde o usuário pode confirmar se há realmente débitos relacionados a sua CNH, só usam sites com o domínio “gov.br”.
- Use ferramentas de proteção digital. Instalar um antivírus com função anti-phishing pode evitar que você acesse páginas fraudulentas.
- Denuncie mensagens suspeitas. Informe autoridades locais e plataformas como WhatsApp para ajudar a combater os golpistas.