A cidade de Caieiras foi um dos alvos da Operação Interfraude, deflagrada nesta terça-feira (24) pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A ação tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em aplicar o chamado “golpe da falsa central de atendimento”, um esquema criminoso que já causou prejuízos milionários a vítimas em diferentes estados.
Ao todo, foram cumpridos 47 mandados judiciais — sendo 12 de prisão temporária e 35 de busca e apreensão — em cidades de São Paulo, Alagoas e Paraná. Além de Caieiras, a operação aconteceu em São Paulo, Mauá, São Vicente, Guarulhos, Diadema, Maceió, Marechal Deodoro e Curitiba. Até o momento, sete pessoas foram presas, entre elas uma mulher.
As investigações tiveram início em fevereiro de 2024, quando uma vítima de 57 anos registrou boletim de ocorrência após perder cerca de R$ 800 mil no golpe. Os criminosos ligavam se passando por atendentes de instituições bancárias e convenciam as vítimas a fornecer dados pessoais e bancários.
De acordo com a Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, responsável pela operação, pelo menos 43 pessoas já foram identificadas como envolvidas no esquema. A ação contou com o apoio de policiais civis de quatro estados, em um esforço nacional para combater crimes de fraude eletrônica.
A Polícia Civil reforça o alerta para que a população redobre os cuidados com ligações suspeitas e nunca forneça informações confidenciais por telefone.
Com informações da Polícia Civil.











