Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”. Os interessados têm até as 23h59 do dia 20 de julho para se inscrever pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame: conhecimento.fgv.br/cpnu2. Para realizar o cadastro, é necessário possuir conta ativa no portal Gov.br e informar o número do CPF.
Ao todo, o concurso oferece 3.652 vagas em 36 órgãos públicos federais, com salários iniciais que podem chegar a R$ 16.400, contemplando cargos de níveis médio e superior. A taxa de inscrição é de R$ 70 para todas as funções.
Blocos temáticos e escolha de carreira
Durante a inscrição, o candidato deve escolher um dos nove blocos temáticos, agrupados por afinidade entre os cargos, como saúde, administração, engenharia e tecnologia. Os blocos são:
- Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência): 789 vagas
- Cultura e Educação: 130 vagas
- Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas
- Engenharias e Arquitetura: 306 vagas
- Administração e Finanças Públicas: 1.171 vagas
- Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
- Justiça e Defesa: 250 vagas
- Intermediário – Saúde: 168 vagas
- Intermediário – Regulação: 340 vagas
Etapas e datas das provas
As provas objetivas serão aplicadas em 5 de outubro, em 228 municípios brasileiros. Já a prova discursiva será realizada em 7 de dezembro, apenas para os aprovados na primeira etapa. A nota final será composta pela soma da prova objetiva, discursiva.
Políticas de inclusão
Entre as novidades da edição 2025 está a ação afirmativa de igualdade de gênero: caso menos de 50% das mulheres avancem para a segunda fase, o percentual será igualado ao dos homens. Além disso, a política de cotas foi ampliada de 20% para 30%, agora incluindo indígenas (3%) e quilombolas (2%). Pessoas pretas e pardas seguem com 25% das vagas reservadas.
Isenção da taxa
Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos:
- Inscritos no CadÚnico
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde
- Bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni
- Beneficiários atuais ou ex-beneficiários do Fies
O pedido deve ser feito entre 2 e 8 de julho, e será concedida apenas após análise dos documentos comprobatórios exigidos pelo edital.
📄 Mais informações e acesso ao edital completo:
👉 https://conhecimento.fgv.br/cpnu2












