Mais de 2 mil eleitores poderão ter o título cancelado em Caieiras

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira, 20, que mais de 2 mil eleitores de Caieiras estão prestes a ter seus títulos cancelados por não comparecerem às três últimas eleições, sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes. O número local faz parte de um total de mais de 5 milhões de eleitores em todo o país que se encontram na mesma situação.
Em Caieiras, dos 72 mil eleitores aptos a votar, 2.295 correm o risco de ter o título cancelado nos próximos dias. A maioria dos faltosos — cerca de 58% — é do sexo masculino e está na faixa etária entre 25 e 29 anos.
O prazo para regularizar a situação encerrou-se na última segunda-feira, 19. No entanto, os eleitores ainda têm uma última oportunidade de evitar o cancelamento definitivo: é possível entrar com um requerimento por meio do serviço de autoatendimento do TSE ou comparecer presencialmente ao cartório eleitoral. Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo.
A Justiça Eleitoral não fará notificações individuais. Para saber se o título foi ou será cancelado, é preciso consultar a situação eleitoral diretamente no site do TSE (www.tse.jus.br).
Quem não tomar providências até o dia 30 de maio terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado nas próximas eleições, além de sofrer outras restrições, como dificuldade para tirar passaporte, tomar posse em concurso público ou obter empréstimos em bancos públicos.