Familiares da paciente F.J.S. procuraram a Redação do Caieiras Notícias para denunciar o que classificaram como descaso e negligência.
F.J.S. residia em Caieiras e no início do mês, procurou atendimento na rede pública de saúde do município, onde o diagnóstico, inicialmente, foi o de um mioma, ou seja, um tipo de tumor benigno que se forma no útero, embora houvesse a suspeita de um tumor uterino maligno.
Diante dessa possibilidade foi feita a solicitação de uma biópsia e F.J.S., que sofria de distúrbios mentais, foi transferida para o Hospital Estadual Dr. Albano, em Franco da Rocha. Lá, segundo a família, foram informados de que não havia atendimento em Ginecologia e, então, a paciente foi novamente transferida, desta vez para o Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM – Lacaz).
Já em Francisco Morato, a paciente não pôde ser atendida em virtude de ainda não ter realizado a biópsia solicitada anteriormente. A “saga” da família continuou na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Neste local, segundo a família, F.J.S. não foi ao menos retirada da ambulância para uma avaliação.
A paciente, então, foi mandada de volta para Caieiras, onde ficou na Ala de Internação do Pronto Socorro Municipal, já com um quadro de pneumonia.
“Nos sentimos num jogo de empurra-empurra, um descaso”, relatou uma familiar, embora, segundo o relato de um outro familiar, “em Caieiras, as equipes estavam fazendo o possível com a estrutura que tem”.
F.J.S., infelizmente veio a óbito no sábado, dia 18.
O que dizem os citados
Entramos em contato com a Prefeitura de Caieiras, com a Secretaria Estadual da Saúde e com as Organizações Sociais responsáveis pela gestão dos Hospitais citados nesta reportagem.
A Secretaria Estadual da Saúde foi a única a retornar ao nosso contato. O Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM) informa que a paciente F.J.S. foi inserida no dia 03 de maio na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e foi transferida no mesmo dia para o HEFM, onde realizou ultrassom pélvico, e logo após foi transferida para o Hospital da Mulher de Caieiras onde realizou biópsia de colo uterino.











