Número de alunos no EJA cai quase 50% em cinco anos no CIMBAJU
De acordo com dados da Secretaria Estadual da Educação, o número de alunos matriculados nas escolas de Educação de Jovens e Adultos, a popular “EJA”, teve uma expressiva queda nos últimos cinco anos na região da Diretoria de Ensino de Caieiras.
Segundo a Pasta, em 2019 havia 3,5 mil alunos matriculados nas escolas que possuíam classes de EJA abertas naquele ano. Em 2023, esse número caiu quase pela metade. Atualmente, há 1.693 matrículas nas 14 escolas de Educação de Jovens e Adultos dos cinco municípios.
A queda no número de estudantes na EJA, para a Secretaria Estadual, está ligada aos obstáculos sociais da vida adulta, que podem influenciar na baixa adesão ao ensino.
A Redação do Caieiras Notícias entrou em contato com as Prefeituras dos cinco municípios da região (Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã).
A Prefeitura de Mairiporã foi a única a retornar ao pedido de resposta da Redação e esclareceu que apenas uma escola atende uma sala com 21 alunos do 1º ao 4º anos do Ensino Fundamental I. Acrescentou ainda que nos últimos cinco anos, houve queda de 50% na adesão dos alunos, o que levou ao fechamento da segunda sala de EJA antes existente. Para a Prefeitura, a redução no número de alunos matriculados está fortemente ligada ao próprio perfil dos estudantes, principalmente no que diz respeito a jornada de trabalho acompanhada do estudo no período noturno, assim como as particularidades das obrigações familiares.
Três dos cinco municípios da Diretoria de Ensino de Caieiras possuem apenas uma Escola Estadual que oferece a modalidade EJA. São eles:
Caieiras
EE Dr. Nelson Manzanares
Franco da Rocha
EE Domingos Cambiaghi
Mairiporã
EE Hermelinda de Albuquerque Passarella
Já Cajamar e Francisco Morato possuem duas Escolas Estaduais que oferecem a EJA:
EE Ana Mariana Garrido Orlandin e EE Suzana Dias, em Cajamar, e EE Pedro Paulo de Aguiar e EE Celestina Valente Lengenfelder, em Francisco Morato.
Como funciona a oferta de vagas na EJA?
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, todo aluno elegível a inscrever-se na modalidade de ensino EJA pode se matricular a qualquer momento do ano, em qualquer unidade de ensino, ou ainda nos postos do Poupatempo ou mesmo pela Secretaria Escolar Digital – SED.
Anualmente, as Prefeituras da região também abrem vagas para escolas de Educação de Jovens e Adultos municipalizadas. Para verificar a disponibilidade de vagas e demais informações, entretanto, é necessário entrar em contato com as Secretarias Municipais de Educação.