O que a Prefeitura de Caieiras fez para combater enchentes?
Nos últimos dias, Caieiras foi severamente afetada por grandes volumes de chuva. Apenas na última semana entre quinta (26) e sexta (27), 111 mm de chuva foram registrados no município. Como resultado, os caieirenses tiveram que enfrentar diversos pontos de alagamento, transtornos no trânsito e dificuldade para circularem pela cidade.
Na manhã de sexta(27), ainda havia pontos de interdição na Rodovia Tancredo de Almeida Neves, próximo ao antigo MAC e na Avenida Waldemar Gomes Marino, no Jardim São Francisco, bairro que mais uma vez, sofreu os efeitos de alagamentos.
O Caieiras Notícias entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caieiras a fim de obter esclarecimentos sobre os investimentos feitos pela Gilmar Lagoinha neste ano de 2024 no combate a enchentes.
Em resposta aos questionamentos da Redação do Caieiras Notícias , a Prefeitura afirmou que “as ações para combate a enchente são realizadas constantemente pela Secretaria de Obras, atingindo todo município.” Segundo a assessoria de imprensa, obras de desassoreamento foram feitos em córregos no Jardim dos Eucaliptos, bairro em que o prefeito mora e cuja avenida principal também registrou alagamentos, Laranjeiras e Vila dos Pinheiros no início de dezembro, duas semanas antes do recesso.
Entretanto, uma medida mais robusta, como a construção de um piscinão — estrutura que já existe nas cidades vizinhas, Franco da Rocha e Francisco Morato — ainda parece distante. A Prefeitura afirmou que a responsabilidade por essa obra seria do governo estadual, e que diálogos estão sendo abertos para viabilizar recursos.
Vale lembrar que, em 2021, no início de seu mandato, o prefeito Gilmar Lagoinha ordenou a demolição do antigo MAC, com a promessa de construir um piscinão no local. O espaço, que historicamente sofre com alagamentos recorrentes, não recebeu a intervenção prometida. Em vez disso, tornou-se um depósito de materiais inservíveis, e parte da área foi convertida em uma pista de motocross.
Questionamos a Prefeitura sobre o valor investido em obras e ações de combate a enchentes, mas não obtivemos retorno a este questionamento da assessoria de imprensa.
De acordo com INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) o alerta laranja para chuvas intensas, com ventos que podem variar de 60 km/h a 100km/h e chuvas médias de 100mm por dia, iria até hoje e a previsão é de que tanto o volume pluviométrico quanto os ventos fortes cessem nos próximos dias.