O segredo da Geleia de Laranja da Festa de Santo Antônio em Caieiras

A Festa de Santo Antônio, padroeiro de Caieiras, é um evento aguardado ansiosamente todos os anos por diversos motivos. Apesar de ter um calendário repleto de atividades culturais e religiosas, a Festa tem um outro destaque muito especial: a famosa geleia de laranja, doce tradicional que conquistou o coração dos visitantes e se tornou uma marca registrada do evento.

Mas de onde vem a fama da Geleia de Laranja?

A fama da geleia de laranja vem de longa data, até porque a Festa já existe há seis décadas, quando a cidade dava seus primeiros passos pós-emancipação politico-administrativa.

“De lá pra cá, o doce acabou conquistando os paladares dos fiéis e há quem diga que Festa de Santo Antônio sem a geleia de laranja não é Festa de Santo Antônio.”

Geleia de Laranja da Festa de Santo Antônio em Caieiras. Foto: Reprodução/YouTube.

O que pouca gente sabe é que a Geleia de Laranja, na verdade, não é uma Geleia.

De acordo com um relato trazido num vídeo feito pela Prefeitura de Caieiras no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a Geleia é um doce de laranja, feito para se cortar em pedaços, mas o nome de Geleia de Laranja acabou “pegando” e assim ficou.

A sobremesa italiana da qual se origina é chamada de “Sugli”.

Feito com laranjas frescas e muito carinho, o doce possui um sabor único. Alguns dizem que há um segredo especial na receita, passado de geração em geração, o que torna o sabor inigualável e inesquecível.

Aproveite a Festa, que ainda segue pelos dias 13, 15 e 16 de junho. Não perca a oportunidade de se deliciar com essa iguaria única e celebrar a tradição e a memória de Caieiras!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

error: Conteúdo protegido!