Todos os anos, a Câmara Municipal de Caieiras realiza a entrega de títulos de cidadão e de personalidade caieirense como parte das festividades pelo aniversário da cidade. Neste ano, o Caieiras Notícias teve acesso à informação de que uma das pessoas homenageadas será Dom Bertrand de Orleans e Bragança, príncipe herdeiro da extinta Casa Imperial brasileira, por indicação do vereador Italo Meira.
A iniciativa de Italo reacende o debate sobre o papel (e a pertinência) de homenagens a figuras que não tenham um papel ou atuação clara e reconhecida pela população junto ao município, em especial ligadas a questões sociais, culturais, de saúde ou esportivas, por exemplo.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a monarquia vira pauta polêmica na cidade. Em 2022, a Prefeitura precisou cancelar um evento com temática imperial no Centro Cultural, em decorrência da forte reação dos caieirenses. Relembre aqui.
O que diz o vereador Italo?

Procurado pelo Caieiras Notícias, o vereador Ítalo afirmou que as honrarias do Legislativo têm por objetivo reconhecer pessoas que, por atuação social, cultural ou institucional, tenham relevância para os cidadãos caieirenses, mesmo que parte dessa atuação ocorra fora do território municipal. Segundo o parlamentar, a escolha de Dom Bertrand considera sua importância no cenário cultural e histórico do país e a interlocução do príncipe com diversos segmentos sociais, alguns presentes em Caieiras.
Ítalo ressaltou que a homenagem não representa alinhamento ideológico com o movimento monárquico, descrevendo o ato como protocolar e simbólico, sem custos ao município. Ele informou ainda que o calendário de títulos incluirá, além de Dom Bertrand, representantes da cultura urbana, coletivos da comunidade negra, lideranças religiosas e cidadãos com serviços relevantes à cidade e que, a partir do próximo ano, o processo deverá abrir espaço para indicações populares.












Absurdo!!!
Não tem nada melhor de projeto pra apresentar?
até onde sei estamos em uma REPUBLICA, império acabou no dia 15 de novembro de 1889
Legal… vereador Italo, será que não seria melhor gastar verba pública com outros pontos mais relevantes? Digo verba pública, porque imagino que você não vai levar o príncipe para comer um rodízio no gaúcho caipira ( que por sinal eu adoro!) ou será que você vai desembolsar seu dinheiro para bancar uma recepção á altura do príncipe regente? Pessoas na nossa cidade sofrem com falta de necessidades básicas, e você acha que isso é um mérito para a sua carreira política? Ledo engano caro jovem, na verdade tenho mais uma decepção para somar ao seu mandato… fazer homenagem á uma pessoa nem sabe que onde é caieiras, que provavelmente nunca voltará a pisar em Caieiras ( se acaso aceitar o convite) gostaria de saber qual foi a sua motivação para a homenagem? Ele nasceu aqui? Tem familiares que residem aqui? Já prestou serviço relevante para a cidade? Foi um defensor ferrenho dos direitos da população caieirense? Humildemente peço desculpas caro vereador, mas essa notícia me parece mais uma narrativa vinda dos círculos absurdos de Brasília que de uma cidade tão pequena como a nossa! Lamentável…O nobre vereador acabou de demonstrar que não tem nenhum conhecimento de gestão pública, ainda que seja mínima, a ação gerará gasto publico, acho que no conceito do vereador, deixar-se fotografar ao lado do príncipe sem trono fará dele um expoente do cenário político brasileiro…que erro vereador!!! Se o vereador queria chamar atenção publica, conseguiu! A cidade está falando por todos os lados sobre essa situação surreal…parabéns, missão cumprida!!!
Era o mínimo que o “nobre vereador” poderia fazer era ter retirado a indicação .