Sabesp retoma obras da ETE em Caieiras após anos de paralisação
Previsão é que a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada às margens da SP-332, entre em operação em 2026
Quem passa pela Rodovia Tancredo de Almeida Neves (SP-332) na altura da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) deve ter reparado a troca na placa da obra, com a nova identidade visual do Governo do Estado de São Paulo.
A Redação do Caieiras Notícias procurou a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, para saber se havia alguma novidade referente à obra, que está paralisada – e abandonada – há anos.
A informação obtida pela Redação é a de que as obras para implantação da ETE Caieiras foram retomadas em março de 2024 e a previsão é que a Estação entre em operação daqui até o fim de 2026. Segundo a Sabesp, depois de concluída, a ETE Caieiras terá capacidade para tratar 200 litros de esgoto por segundo.
Relembre
A primeira ETE de Caieiras foi anunciada em 2009 e a previsão é que as obras iniciassem em 2010.
De acordo com reportagens publicadas no site da própria Prefeitura de Caieiras (N.R.: cujos links não funcionam atualmente), a terraplanagem do terreno iniciou em 2011 e, quando concluída, a ETE beneficiaria 46 mil moradores da região central e de bairros próximos.
Após um longo período paralisada, as obras foram retomadas e agora a nova previsão é de que a ETE entre em funcionamento apenas em 2026, uma década e meia após seu início.