Servidores de Caieiras fazem paralisação em protesto contra perdas salariais e assédio moral na Prefeitura
Ganhou um novo capítulo a “novela” do fim da “Gratificação por Qualificação”, benefício que dava aos servidores com grau superior da Prefeitura um adicional de 20% no salário e aos com grau técnico 10% a mais nos vencimentos.
Na manhã desta quarta-feira, 20, os servidores cruzaram os braços numa paralisação total em protesto pela perda do adicional salarial, bem como pela defasagem salarial que, segundo eles, perdura há anos.
Além disso, outra pauta levantada pelos servidores revoltosos foram episódios de assédio moral, segundo eles, recorrentes dentro dos setores da administração pública.
A mobilização começou na Praça Pró-Polo, de onde partiram os manifestantes portando dizeres como “Chega de Ladainha, respeita o servidor, Lagoinha” e “Lagoinha: Inimigo dos servidores”, e seguiu pela Avenida Professor Carvalho Pinto até a sede da Prefeitura.
Vale lembrar que a “Gratificação por Qualificação” foi suspensa após decisão judicial e que os servidores foram avisados sobre o fato de que perderiam o adicional salarial poucos dias antes de receberem seus salários, o que os incapacitou de organizarem-se financeiramente.
Não tem data para acabar
De acordo com o presidente em exercício do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caieiras, Adejal da Silva, o prefeito Gilmar Lagoinha não atendeu a comissão de representantes dos servidores e, portanto, a paralisação não tem data para terminar.
O Caieiras Notícias tentou contato com a Prefeitura para obter informações sobre o impacto da paralisação, mas até o momento não obteve retorno.
As seguintes perguntas foram enviadas, mas permanecem sem resposta:
1. Qual o número de servidores que aderiram à paralisação?
2. Há prejuízo no atendimento dos serviços públicos (escolas, saúde, etc.) hoje?
3. Que medidas foram tomadas para minimizar o impacto da paralisação na população?
4. Quais ações estão sendo tomadas para repor as perdas salariais dos servidores?
O espaço permanece aberto para o posicionamento da Prefeitura de Caieiras.