Você sabe o significado da bandeira de Caieiras?




A bandeira da cidade é composta de sete peças e no centro do retângulo azul o brasão do município sobre o círculo raiado. O Brasão foi instituído a partir da Lei 326, de 9 de agosto de 1965, sendo a nova redação feita através do número 158, de 13 de julho de 1962.

Na descrição, feita por Olindo Dártora, a bandeira possui o escudo português para que seja lembrada a nossa tradição lusa; nos campos do brasão, o azul representa o saber, a lealdade, a beleza e a grandeza das ações – atributos do povo caieirense.

Significado das Cores

O amarelo-canário se relaciona ao sol com os seus raios brilhantes e plenos de energia.

Já o vermelho representa o vigor e o altaneirismo desse povo.

As quatro estrelas em prata simbolizam a homenagem do povo de Caieiras à Terra de Piratininga (São Paulo), em decorrência de seu quarto centenário, em 1954 – década em que surgiu o município.

Significado dos Outros elementos

Uma engrenagem, um livro aberto e um pinheiro representam a indústria do papel que possibilitou a emancipação política do povo. A figura geométrica que dá apoio à engrenagem, ao livro e ao pinheiro simboliza a fecundidade da terra e a esperança do caieirense. O forno retrata os primeiros movimentos históricos, dando início ao povoado que mais tarde culminaria na cidade que temos. A fumaça do forno em prata simboliza o trabalho incessante, de onde nascem a pureza e a vitória dos ideais populares. Os suportes, duas criptomérias japônicas, simétricas, um à direita e outro à esquerda do escudo representam a prodigalidade dessas plantas, já que Caieiras figura como um dos municípios mais florestados do Estado.

Quanto aos dizeres em latim, se voltam para a origem latina. Está em ouro para representar a riqueza dos ideais caieirenses. “Urbis Pinetorum” – a Cidade dos Pinheirais. Um dos responsáveis pela emancipação de Caieiras, foi Olindo Dártora quem criou essa inscrição. Por fim, a data, 14 de Dezembro de 1958, em homenagem ao dia da emancipação política-administrativa do município.

Criação da Bandeira Caieirense

A bandeira caieirense foi criada por Nelson Antonio de Gasperi. Nascido em Valinhos em 12/09/1933, filho de Henrique De Gasperi e Thereza Castellani De Gasperi, irmão de Celso De Gasperi, Neissi De Gasperi e Maria Tereza De Gasperi. Residiu em Caieiras de 1938 a 1965. Formado em Técnico Químico e em vários cursos profissionalizantes na Faculdade Osvaldo Cruz.

Trabalhou durante quatorze anos na Prefeitura do Município de Caieiras como secretário do Prefeito Gino Dártora e do Padre José César de Oliveira. Nessa época, 1962, fez o Brasão de Caieiras, no qual, consta em latim, a intitulação de Cidade dos Pinheirais também dada pelo criador do Brasão. Em 1974, fez a Bandeira do Município a pedido do Padre José. Ao participar em concurso promovido na cidade de Caieiras teve vitória unânime.

Continuou sua vida profissional no ramo de papel, exercendo funções de fabricante e assistente técnico de produção, sempre em cargos de chefia e gerenciamento. Morou dois meses no México, 1975, para fazer curso técnico de máquinas de alta velocidade para produção de papel.

Residiu em Mogi das Cruzes, casado com Niulze Ribeiro de Gaspero, filhos Neuzi Cristina Ribeiro de Gaspero (falecida), Nídia Cristina Ribeiro De Gaspero, Nívia Maria Ribeiro de Gaspero e Nelson Ribeiro de Gaspero. Nelson faleceu em 13 de agosto de 2010 e deixou familiares e amigos saudosos.

Fonte: Prefeitura de Caieiras





Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.



publicidade
Entre em nosso grupo
error: Conteúdo protegido!